HistoriaLuluzinha-ColorindoNuvens Há poucos dias, ao passar em uma banca de jornal, vi a revista da Luluzinha e me lembrei dos poucos gibis que eu tenho da série, gibis herdados que chegaram as minhas mãos já bem surradinhos.

Então me perguntei, “Por que não escrever sobre a Luluzinha aqui no Colorindo?” Pesquisei sobre a história dela e aqui está o Post pra vocês conhecerem assim como eu, um pouco da origem dessa menina de cabelos cacheados!

A pequena Luluzinha já é uma anciã. A personagem completou em fevereiro deste ano, 77 anos de existência. Ela nasceu pelas mãos da americana Marjorie Henderson Buell, conhecida apenas como Marge. Marge desde cedo já mostrava o seu talento como desenhista, aos 8 anos já vendia os desenhos que fazia aos seus amigos.

Luluzinha surgiu primeiramente com a intenção de substituir um personagem criado por Carl Anderson (Henry, em O pinduca) mas o sucesso das travessuras de Luluzinha foi tão grande que suas aventuras tornaram-se um clássico no mundo das HQs.

A primeira aparição de Luluzinha ou Little Lulu foi em uma tirinha publicada em 23 de Fevereiro de 1935 no jornal de nome “The Saturday Evening Post“.

A personagem aparece jogando cascas de bananas ao invés das tradicionais pétalas de rosas no caminho dos noivos

Marge é considerada a primeira cartunista feminina a obter fama mundial. Apesar das travessuras da menina terem sido criadas baseados nas lembranças de infância da autora, Luluzinha logo se tornou uma referência ao movimento feminista da época. A personagem aparece frequentemente tendo atitudes modernas, fazendo coisas que até então eram privilégios apenas dos meninos como, por exemplo, trabalhar, se divertir com algumas brincadeiras rotulada como de meninos ou até mesmo, montar seu próprio clubinho. Quantas vezes já ouvimos a expressão Clube do Bolinha e Clube da Luluzinha?

Marge criadora da Luluzinha

Luluzinha então ganhou uma revista própria através de John Stanley e Irving Trupp, responsáveis pela criação de suas histórias mais longas. Stanley teve importante participação para tornar Luluzinha um grande sucesso. Foi ele que criou o universo das histórias que conhecemos hoje, assim como muitos personagem da série.

Logo, a marca de Luluzinha já ganhava novos produtos. A personagem passou a ser estampadas em roupas, materiais escolares, brinquedos e foi diante desse sucesso que as travessuras da menina tornou-se curtas metragens que foram exibidas nos cinemas em 26 animações produzidos pela Famous Studios para a Paramount Pictures.

As primeiras temporadas do desenho animado da turminha para televisão foram produzidos no fim da década de 1970. A última série de desenhos foi criada na década de 90 sendo durante alguns anos exibida pela TV globo (realmente não sei se ainda continua sendo transmitida ou não, talvez ainda passem alguns episódios esporadicamente)

Acredito eu, devido ao grande sucesso da Turma da Mônica jovem, em 2009 foi a vez da Luluzinha ser retratada em estilo mangá. Foi criado então a Turma Lulu- Teen que mostra os personagens em sua fase adolescente.

O gibi passou longos anos sem ser publicado, porém em Abril de 2011 recomeçam as vendas de Luluzinha pela Editora Ediouro.

Atualmente a turma da Luluzinha possui um site que contém opções de download de wallpapers, tirinhas, alguns jogos presentes nos almanaques como 7 erros, jogos de memória, caça palavras. Bom, esse conteúdo não interessa tanto o público adulto porém, pra quem tem alguma criança na família, tenho certeza que ela vai gastar algumas horinhas do tempo dela aproveitando o conteúdo do site.

Já o site dedicado a Luluzinha teen (clique aqui para acessá-lo) possui conteúdo das revistas que estarão sendo lançadas, tirinhas e algumas promoções e reportagens com temáticas que o público adolescente curte. O legal é que são os próprios personagens da série que assinam os posts!

Turma Luluzinha Clássica

Em ordem da esquerda para direita:  Aninha, Glorinha, Bolinha, Luluzinha e abaixo, Alvinho.

Turma Lulu- Teen

Em ordem da esquerda para direita : Alvinho, Bola, Lulu, Glorinha, Aninha.

E ai pessoal? O que acharam dessa nova versão dos personagens da Luluzinha? 😉

Anúncios