Paperman

Paperman curta que surgiu no período de ociosidade dos estúdios Disney entre a animação “Enrolados” e o início da produção de “Detona Ralph” promete trazer uma tecnologia jamais vista no mundo das animações.

É visível que nos últimos tempos a técnica de animação em 2D que inicialmente fora amplamente utilizada para a produção de clássicos do cinema infantil perdeu espaço para obras realizadas por computação gráfica e efeitos digitais cada vez mais realistas.

A técnica intitulada Final Line Advection criada pela equipe de desenvolvedores de Paperman permite trabalhar os personagens associando a computação gráfica aos desenhos feito a mão preservando a aparência das tradicionais produções mas dando mais volume e profundidade aos traços gerando um resultado completamente novo

Para exemplificar a nova tecnologia, a Disney divulgou o processo de criação dos personagens passo a passo.

1- Inicialmente são feitos modelos de computação gráfica dos personagens, assim como são utilizados em animações em 3D.

Paperman- Step by Step 1

2- Os traços a mão são feitos diretamente sobre os modelos em computação gráfica.
Paperman- Step by Step 2

3- Para refinar as expressões os animadores constroem as caracteristicas dos personagens em computação gráfica.
Paperman- Step by Step 3

4- Nas ultimas etapas entra em cena o software desenvolvido para essa técnica, o Mender. É ele que irá transportar os traços desenhados anteriormente para o próximo quadro, dando a impressão de que foram pintados a mão.
Paperman- Step by Step 4

Se a técnica realmente for aperfeiçoada como os estúdios Disney pretendem fazer, podemos estar diante de um novo jeito de fazer animação que poderá trazer mais competitividade e qualidade as produções em 2D que aos poucos vem caindo no esquecimento.

Paperman será exibido antes de Detona Ralph que estará nos cinemas a partir de 4 de Janeiro. 🙂