Chico Bento - Pavor Espaciar - Capa

Já comentei aqui no blog o quanto estou amando essas releituras dos personagens de Maurício de Sousa. Sendo Chico Bento – Pavor Espaciar a terceira HQ lançada da série que já trouxe Astronauta Magnetar de Danilo Beyruth e Laços de Vitor e Lu Cafaggi, podemos observar em cada uma delas o toque que cada autor proporcionou a personagens tão conhecidos e como até o momento obtiveram êxito em preservar as principais características e ao mesmo tempo dar-lhes um ar totalmente diferenciado.

Essa aventura da roça se inicia quando, numa noite estrelada e tranquila da vila Abobrinha, extraterrestres assustadores abduzem misteriosamente Chico Bento, seu primo Zé Lelé, o porquinho Torresmo e a galinha Giserda. A partir de então cada um tenta usar sua esperteza para salvar a si próprio e a seus amigos, buscando alternativas para se verem livres dessas terríveis criaturas e acabam passando por diversos cenários cheios de referências a cultura pop e fatos históricos que envolvam a presença de extraterrestres em diversos lugares do mundo.

O humor reside principalmente na caçada a referências que o leitor sem perceber inicia. É legal e surpreendente identificar fatos da cultura mundial e mistérios da humanidade retratados nos cenários. Os personagens também estão super engraçadinhos tanto pelas atitudes apavoradas diante do desconhecido quanto pelo seu design.

Chico Bento - Pavor EspaciarQuem Consegue achar o sabre de luz escondido entre os diversos instrumentos desenhados? 😉

Gustavo Duarte responsável pela criação do roteiro e da arte de Chico Bento – Pavor Espaciar possui traços bem legais. Ele deu muita expressão e movimentação aos personagens, conseguindo balancear bem a falta de textos já que as imagens conseguem falar por si só.

A escolha do tema para essa história foi baseado principalmente no misticismo que ainda existe em algumas cidades do interior do país. Eu mesma quando criança, já ouvi de minha avó que nasceu no Interiorzão de Minas Gerais, histórias que envolviam a presença de Lobisomens, Mulas Sem Cabeça e acontecimentos sobrenaturais. Em algumas regiões, porém, os “causos” contam também com a presença de extraterrestres.

Chico Bento e Zé Lelé - by Gustavo Duarte

O material extra que mostra parte do processo de criação, como os rascunhos da estrutura de algumas páginas, os esboços dos personagens e a arte ainda sem finalizar, ainda traz dicas sobre as referências retratadas nas páginas caso o leitor não consiga identificar todas elas.

A HQ mais simples e não menos primorosa das Graphics Novel MSP custa em sua versão encadernada R$ 29,00. Eu mais uma vez adquiri meu exemplar na Geek.com que tem loja física na Paulista mas também vende pelo site, clicando aqui!

No video abaixo o artista explica como aconteceu a escolha dos elementos retratados na HQ assim como suas principais influências e desafios! Confira!