Astronauta Magnetar

“Cause tonight I’m feeling like an astronaut…” é exatamente assim que nos sentimos ao embarcar na adaptação que Danilo Beyruth fez do personagem de Maurício de Sousa, o Astronauta.

Muito mais que aventuras, o encadernado Astronauta-Magnetar aborda a solidão e a vastidão do Universo e nos faz refletir sobre as decisões que tomamos em nossas vidas e as consequências que isso acarreta diretamente no que somos ou seremos.

A história conta um pouco das origens do personagem criado em 1963, mas sob uma ótica adulta. A obra é muito mais filosófica do que aventureira e o drama consiste na dualidade de sentimentos que ficam chocando-se constantemente enquanto o personagem permanece na solidão do espaço: o desejo de explorar o Universo vendo maravilhas que poucas pessoas terão a oportunidade de presenciar e o saudosismo da família e amigos deixados para trás num lugar bem distante chamado Terra.

Explorando o Universo a anos, Astronauta se dirige em sua nova missão que consiste em pesquisar a estrela de Neutron Magnetar porém durante a execução do estudo sobre o astro, acaba cometendo um erro que poderá custar sua própria vida. Tendo que lidar com situações não esperadas, ele vai ter que buscar nas lições de vida deixadas pelo seu falecido avô e no seu conhecimento tecnológico uma maneira de conseguir superar a situação.

Em entrevista para o portal de conteúdo da Cultura cmais+ o desenhista Danilo Beyruth e o produtor Sidney Gusman, falam do processo de produção dessa primeira de quatro Graphic Novel que ainda serão lançadas. Eles salientam o cuidado que tiveram para preservar as características originais do personagem além de dar veracidade aos fatos científicos presentes na produção, algo que foi realizado através de pesquisa no campo da Astrofísica.

Astronauta- Mauricio de Sousa

Ao longo de suas 80 páginas também encontramos material extra, com a arte conceitual do HQ, que relatam as ideias iniciais do quadrinista, além de uma breve história sobre o clássico Astronauta que conhecemos das histórias de Maurício de Sousa que inclui o primeiro tabloide do personagem publicado em 1963 no suplemento Juvenil do jornal Diário de São Paulo.

Astronauta-Magnetar pode ser encontrado em bancas de Jornal ou em Livrarias. O exemplar que ganhei foi adquirido na Geek.etc e possui capa dura mas uma versão mais simples também está disponível porém, como item de colecionador vale a pena investir um pouco mais.

A Graphic Novel da Turma da Mônica (By Victor e Lu Cafaggi) tem lançamento previsto para Fevereiro de 2013, a adaptação de Piteco (By Shiko) está marcada para Maio e o último título da série que será do Chico Bento (By Gustavo Duarte) estará nas bancas a partir de Agosto. Confira as imagens divulgadas dessas produções aqui! 😉

Turma da Mônica - Graphic-Novels